Deputada Federal propõe Programa Vale Gás para famílias de baixa renda

Deputada Federal propõe Programa Vale Gás para famílias de baixa renda
Deputada Federal propõe Programa Vale Gás para famílias de baixa renda

A deputada federal Rejane Dias (PT) apresentou um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que cria o Programa Vale Gás a fim de subsidiar a aquisição do gás de cozinha para famílias de baixa renda.
Caso o PL seja aprovado, estarão aptas a receber o auxílio as famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal e que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo. O auxílio do Vale Gás será de R$ 50,00 (cinquenta reais) mensais, tendo seu valor reajustado no mês de fevereiro de cada ano.
Ainda de acordo com o texto, os rendimentos recebidos do Programa Bolsa Família não serão contabilizados na renda mensal per capita familiar e o pagamento deverá ser feito por meio de cartão magnético. A fim de fiscalizar a utilização do benefício apenas para a compra do gás de cozinha, o cartão poderá ser usado em estabelecimentos que comercializem o produto.
Para justificar o projeto, a deputada Rejane Dias citou dados do IBGE que informam que com a alta dos preços do gás de cozinha cerca de 14 milhões de famílias brasileiras usavam lenha ou carvão para cozinhar no ano de 2018. A petista acredita que a dificuldade de adquirir o gás de cozinha aumente em decorrência da crise financeira causada pela covid-19.
Em apenas um ano o gás de cozinha já sofreu mais de dez reajustes e um botijão de 13 kg chega a custar mais de R$ 100,00 (cem reais) em diversos municípios do Piauí.





*GP1

Nenhum comentário

Seja bem vindo(a) ao PORTAL OEIRAS INVICTA!
Deixe seu comentário: elogios, críticas, sugestões.

Tecnologia do Blogger.